quarta-feira, março 24, 2010

Como poupar dinheiro - Parte 1 - Reduzir nos gastos

Em época de crise é tão importante ganhar dinheiro como poupar dinheiro, como tal vou inaugurar aqui um espaço de dicas simples para o fazer.

Vou começar com o básico, para poupar deve-se começar por reduzir os gastos:

Coisas simples:

Tome o pequeno-almoço em casa. E quem diz o pequeno-almoço diz o lanche e o café. Mais simples é impossível. Se pensar nos 3 ou 4€ que se gastam nisto e multiplicá-lo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do mês, se calhar terá o valor para pagar a conta do gás e da água juntos e ainda deve sobrar para ajudar na luz.

É tão fácil acordar 5minutos mais cedo e fazer 2 torradas e 1 galão e ao mesmo tempo preparar um lanche para levar para o trabalho e comer durante a tarde e poupar nisso...

À noite, porque não tomar o café em casa e ficar a ver Tv ou ler um livro? Evita-se gastos e aumenta-se a cultura.

Poupar na Factura da luz:

Reduzir os gastos de electricidade é do mais fácil que existe mas exige atenção e cuidado. Quem não gosta de ir à cozinha mas deixar as luzes do quarto, corredor, hall de entrada, televisão etc etc todas ligadas, pensando que só vai demorar 1 minuto mas depois demora-se 5 ou 10min? E aquilo sempre a gastar...
E os electrodomésticos que ficam em stand-by? E os carregadores de telemóvel que passam vidas inteiras ligados à tomada a gastar?
São coisas simples que tendo um pouco de cuidado e atenção podem reduzir e muito na factura da EDP.


Não deite comida para o lixo:

Tudo é reaproveitável. Basta ter imaginação e os restos do jantar de ontem, transformam-se num excelente almoço de hoje quando misturado com outros ingredientes e especiarias e assim reduz-se nos gastos do supermercado.

Quando for ao supermercado leve uma lista de compras e limite-se ao que lá está escrito.
Ceder a gastos desnecessários faz com que gaste o dobro do que estava a contar. Leve sacos plásticos para não ter de comprar os do supermercado.


Compre medicamentos genéricos. A diferença de preço entre genéricos e de marca por ser até 5 vezes o preço.

Tudo isto são coisas muito simples para poupar dinheiro reduzindo nos gastos.

Etiquetas: , ,