quarta-feira, outubro 14, 2009

Euribor voltam a descer após sessões em subida

As taxas Euribor voltaram a cair nos prazos a seis e 12 meses, depois de terem subido nos últimos dias.
A taxa a 6 meses, a mais amplamente utilizada nos créditos à habitação portugueses, desceu para 1,022%.
A Euribor a 1 ano também desceu para 1,243%, depois de três dias de subidas.
Já a Euribor a três meses, a mais usada nos créditos às empresas, ficou estável nos 0,742%.

O mercado espera que, a partir do início do próximo ano, as taxas Euribor normalizem, ou seja, que a Euribor a três meses avance para níveis acima da taxa de referência do BCE que está neste momento a 1%.
As Euribor costumam seguir a taxa de juro de referência do BCE e influenciam directamente a prestação da casa das famílias e o custo dos empréstimos dos bancos às empresas.

Etiquetas:

Negociar crédito vai ser simplificado

As novas directrizes para facilitar a concessão e renegociação dos empréstimos bancários entram em acção já no próximo dia 16 de Outubro de 2009.

O Governo decidiu alargar as regras do crédito à habitação aos outros tipos de empréstimos a ele associados, marcou condições para a escalada da margem de lucro dos bancos e criou a Taxa Anual Efectiva Revista (TAER) para simplificar a comparação das vantagens oferecidas na altura de pedir um crédito.


O objectivo final desta mudança é que os consumidores passem a conseguir comparar de modo simples, as várias condições que recebem para um mesmo empréstimo.

A legislação recente diz que quando uma pessoa quer fazer um crédito, os bancos não podem fazer depender a atribuição do crédito à contratação de outros produtos ou serviços fornecidos por esse mesmo banco.

Etiquetas: